sexta-feira, 23 de maio de 2008

ah, tá.

Está acontecendo o Festival de Cinema de Cannes, todo mundo sabe disso. Ou, pelo menos, todo mundo que, de alguma maneira, lê jornal, acessa sites de notícia e vê o noticiário da tv. Dentro do festival, além da competição e das estréias, rola também o Masterclass, que é tipo uma aula com algum figurão do cinema. A aula deste ano ficou com ninguém mais, ninguém menos, do que Quentin Tarantino.
Quem me conhece pelo menos um pouquinho, sabe o quanto sou fã do cara.

Como não pude comparecer, li sobre nos pouquíssimos sites que relataram a aula.

No final da aula, ele explica, para quem um dia quer ser diretor:

Faca o curso que quiser, leia os livros que quiser, veja os filmes que quiser. Mas não conheço exercício melhor para se tornar um cineasta do que arrumar um equipamento e tentar fazer um filme por conta própria.
Nunca entendi para que serve um curso de direção ou roteiro. Se você quer ser cineasta, recomendo um bom curso de interpretação. Nos exercícios em grupo, fique responsável pela cena, comece a agir como um diretor. É pelo ponto de vista do ator que a gente constrói o nosso cinema.

Preciso explicar por que o cara é um gênio?

Um comentário:

Rodrigo Rover disse...

Como diria a educada platéia brasileira: Olêêê Olê-Olê-Olê... Tarantino... Tarantino... Olêêê Olê-Olê-Olê... Tarantino... Tarantino...

fodíssimo!